Preciso escolher as cores da minha empresa! E agora?
- Cambuca design
- 21 de ago. de 2024
- 5 min de leitura
Mantenha a calma e bora descomplicar essa etapa da construção de identidade visual!

Quando o assunto é o design da sua marca, a paleta não pode passar batida. As cores desempenham um papel importante na transmissão do seu negócio e dos valores da sua empresa. Elas carregam uma potência enorme, tão forte que, quando bem exploradas, são capazes de comunicar seu nome sem que ele seja escrito.
Paleta é o conjunto ou gama de cores que compõem um projeto, marca ou obra.

À qual marca esse vermelho te remete?
Se você pensou “Coca-Cola”, acertou em cheio. A empresa utiliza a sua cor principal de maneira tão assertiva que a maioria das pessoas consegue identificar a qual marca ela pertence. Ah, e sem contar que esse vermelho icônico é patenteado pela própria Coca-Cola!

Outro exemplo bem famoso é o Roxinho, um apelido carinhoso para os cartões de crédito do Nubank. Nesse caso, o banco concorrente direto do Itaú, optou por se diferenciar completamente, utilizando o “antagonista” do laranja.
Ah, e vale lembrar que além dos valores, posicionamento e propósito de marca, as cores também estão ligadas à qualidade do produto, serviço e solução.

Entendi a importância das cores, mas… como escolho elas?
Em primeiro lugar, as cores não são "escolhidas" e sim "definidas". E o ideal é não pensar nelas sozinho, mas sim com um direcionamento por um profissional em design gráfico que vai saber fazer essa orientação de maneira mais técnica. Aqui, a cocriação é o melhor caminho!
Sei que essa etapa pode parecer desafiadora e até mesmo, um pouco complicada. Afinal, as cores são complexas, e podem significar muitas coisas dependendo de como são usadas, em qual contexto são aplicadas e o que transmitem perto de outras.
É por isso que se basear apenas no seu gosto pessoal ou em uma informação rasa a respeito dela é perigoso, e pode prejudicar a marca a longo prazo. Também é bom evitar escolher cores baseadas em tendências do momento. Elas mudam de tempos em tempos, enquanto a sua marca precisa permanecer atual por muitos anos.
Pensando nisso, preparei um mini-guia que pode te ajudar nessa fase!
Guia de cores: o que cada uma significa?
Confira as principais!

Vermelho:
nada mais justo que começar pelo meu primeiro exemplo, não é mesmo? Essa cor (assim como todas, na verdade) é um tanto quanto… ambígua. É a cor do amor, da paixão, mas também da guerra, do sangue, do fogo, da vida. É a cor da felicidade, do perigoso, mas também da justiça, da coragem e da audácia.
Assim como o amarelo e o laranja, ele desperta fome. Na verdade, os tons quentes, no geral, são muito utilizados por restaurantes (McDonald 's que o diga). Outras áreas ou características de marcas que utilizam vermelho em sua comunicação:
Esporte: Reebok, Ferrari, ESPN
Entretenimento: YouTube, Netflix, TLC
Tecnologia: Adobe, Canon, Airbnb

Amarelo:
essa, sim, é a mais contraditória do círculo cromático. Pode representar otimismo ou ciúme, criatividade ou inveja, jovialidade ou riqueza. É a cor da maturidade, da advertência e dos artistas.
É sinônimo de luz, de alegria e inteligência, sendo uma ótima opção para muitos segmentos. Alguns exemplos:
Mercado financeiro: Banco do Brasil, Will Bank
Infantil: Pokémon, Sonic, Kyly
Papelaria: Post-it

Laranja:
uma das mais exóticas. É recreativa, simboliza o outono e pode atuar como uma “intensificadora” do amarelo. É controversa e divide opiniões, mas passa longe de ser convencional.
As suas tonalidades transmitem casualidade, inspiram confiança e, assim como amarelo e vermelho, ela também desperta atenção. Muitas marcas se apropriam dela:
Bebidas: Fanta, Gatorade
Bancos: Inter, Itaú
Aventura: Harley-Davidson
Música: JBL, SoundCloud

Verde:
sou suspeita para falar dele porque é a minha cor preferida! Ele representa a natureza, a saúde, a fertilidade e os negócios. Às vezes, ele pode ser associado ao veneno e a toxinas, principalmente na área química.
Algumas empresas utilizam ele para trazer uma sensação de estabilidade e equilíbrio. Veja alguns exemplos:
Saúde: Unimed, Pró-Saúde
Natureza, artigos naturais: Animal Planet, Ávila
Tecnologia: Android, NVIDIA, Spotify

Azul:
segundo alguns estudos, essa é a cor favorita das pessoas em geral. Mas isso não quer dizer que é pra sair usando ela logo de cara, sem pesquisar não, hein?
O azul é simpático, harmonioso, e fiel. Mas às vezes também é frio, masculino, infinito e fantástico. Confira algumas marcas azuladas:
Tecnologia: Dell, Samsung, Facebook (ou Meta)
Profissionalismo: LinkedIn, Word
Carros: Ford, Peugeot, Volkswagen

Roxo:
também chamado de “violeta”. Essa cor é muito ligada ao poder e à soberania. Representa a beleza, a magia e o empoderamento feminino. Ele não é utilizado por muitas marcas, mas algumas conseguem tirar um ótimo proveito dessa escolha (como o Nubank, que citei antes). Outras marcas “roxinhas” são:
Entretenimento: Twitch
Doces: Wonka, Milka

Marrom:
é a mais aconchegante das cores. Porém, dependendo do contexto, ele pode estar associado a algo feio ou desagradável.
Ele é tradicional, simples, durável e próximo à natureza. Como é a cor do chocolate e do café, algumas empresas dessa área utilizam ele para representar o seu produto:
Chocolates: M&M, Cornetto, Cacau Show, Hershey’s
Café: Nespresso, Pilão, Dolce Gusto

Preto:
esse é o queridinho dos jovens. Misterioso, introvertido e elegante. Mas também pode ser associado à brutalidade, ao conservadorismo e ao azar.
Inúmeros segmentos o utilizam, não apenas pela simbologia, mas pela praticidade de aplicá-la na comunicação. Por ser versátil, funciona em muitas áreas:
Moda: Nike, Adidas, Baw Clothing, Zara.
Tecnologia: Uber, Sony
Bebida: Jack Daniels

Branco:
são poucas as marcas que utilizam o branco como cor principal. Por ser considerada neutra (ou nem ser considerada uma cor, por alguns profissionais), ela é utilizada em complemento com outras.
O branco simboliza a inocência, perfeição e a leveza. É minimalista, mas quando utilizado sozinho, pode ser visto como “vazio”. Também simboliza a limpeza e higienização, característica explorada por dentistas, clínicas médicas e segmentos ligados à saúde.
Antes de fechar, vale pontuar que uma marca não é feita de apenas uma cor isolada. Durante o processo, leva-se em consideração as cores principais e secundárias, os tons variantes. Elementos como o contraste, proporção e a combinação das cores que compõe a paleta também são pensados pela designer de forma estratégica.
Dicas finais
Antes de definir uma cor (ou várias) para representar a sua empresa, procure estudar bem as características do seu produto, estruturar sua estratégia e observar quais cores seus concorrentes utilizam, para fugir delas e se diferenciar ao máximo!
ATENÇÃO, EMPRESÁRIA!
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