top of page

Como construir uma narrativa sólida para a minha marca (brand storytelling)?

  • Foto do escritor: Cambuca design
    Cambuca design
  • 26 de set. de 2024
  • 6 min de leitura

Desvendando o mapa de empatia, arquétipos, tom de voz e outros conceitos


ree

Quando se fala de marca, muitas vezes, o que pode vir primeiro à mente é o logotipo. Afinal, essa palavrinha está diretamente ligada à identidade visual da empresa. Mas a marca vai além do que os olhos podem ver: ela chega ao que os olhos leem, e ao que os ouvidos ouvem. 

Popularmente conhecido como storytelling, as narrativas de marca englobam nada mais, nada menos, que as histórias que as permeiam. Todas as empresas e organizações possuem uma história, por serem fundadas, desenvolvidas e impulsionadas por pessoas.


Quando são (re)descobertas e contadas da maneira certa, agregam um poder sem igual à empresa. Afinal, elas também são parte da gestão de marca (branding) e merecem tanta atenção quanto qualquer outro aspecto dela.



O que é uma narrativa de marca?

Esse conceito também é conhecido como brand (marca) storytelling (contação de histórias), e tem o mesmo objetivo que a identidade visual: comunicar a identidade. Vamos mais afundo?


Segundo o nosso bom e velho dicionário de Oxford, “narrativa” significa:


"Exposição de um acontecimento ou de uma série de acontecimentos mais ou menos encadeados, reais ou imaginários, por meio de palavras ou de imagens."
"Ação, processo ou efeito de narrar; narração."
"Conto, história, caso."


Você já parou para se perguntar quais histórias a sua empresa têm para contar? Quais mensagens você deseja passar? É sobre isso que falam as narrativas. A sua empresa oferece ou soluciona um problema que o seu cliente precisa resolver. E isso precisa ser comunicado. 


No geral, as marcas trabalham com narrativas principais, ligadas diretamente ao seu propósito, a razão pela qual existe. Mas, independente do porte da sua empresa, ela não possui apenas esta. É aqui que entram as narrativas secundárias, que podem ser mais relacionadas aos produtos, e geralmente não são tão expostas. Podem permanecer nas entrelinhas. 


Vale lembrar que a sua empresa não precisa ter uma “história de filme”. Ela pode estar apenas começando e já ter o que contar. Não caia no limbo de se comparar biografias cheias de reviravoltas, conquistas e achar que a sua não "merece" ser aproveitada para a comunicação do negócio, porque ela merece!



Como fazer um mapa de empatia?

Você precisa saber com quem está se comunicando para que sua mensagem seja contada da maneira correta. E para isso, nada melhor do que se colocar na pele do seu cliente. Existem diversas formas de conhecer a sua buyer persona, mas uma das ferramentas que amo usar é o mapa de empatia.


Vale lembrar que o mais importante é conhecer profundamente o seu público, não necessariamente usar a “ melhor ferramenta”. A ferramenta perfeita é aquela que funciona para você!


ree

Confira o mini-guia de como preencher:


1) Com quem estamos sendo empáticos?

A primeira sessão serve para definir com quem você está lidando, como funciona sua vida, quais as características físicas e comportamentais dela. Também vale situar em qual contexto ela se encontra e qual o papel dela nisso.


2) O que ele/ela precisa fazer?

O que essa pessoa quer ou precisa alcançar? Como ela decide uma compra? Quais são suas tarefas, seu dia a dia? Como ela mede seu sucesso? Todas essas questões são essenciais para chegar a um tipo de abordagem correta.


3) O que ele/ela vê?

Essa parte não está necessariamente ligada apenas à visão, mas a tudo o que influencia essa pessoa, o que ela tem contato, como são os ambientes que ela frequenta. 


4) O que ele/ela fala?

Aqui entram os aspectos mais subjetivos. É preciso praticar uma escuta ativa, para entender o que essa pessoa anuncia, sobre o que conversa, qual seu posicionamento.


5) O que ele/ela faz?

Como essa pessoa age em público? É importante definir a forma que ela se veste, como se apresenta, como se comporta perto de outras pessoas e se o que ela fala é o mesmo que ela faz. 


6) O que ele/ela escuta?

O que essa pessoa ouve dos seus colegas, amigos e familiares? Que tipo de música gosta? Quais redes sociais e canais de comunicação ela tem acesso?


7) O que ela pensa e sente?

Por fim, o que essa pessoa pensa de si mesma, das outras pessoas e do mundo em geral? O que ela sente de bom e quais são os sentimentos negativos que possui?


Este último tópico é a peça chave para extrair a dor principal do seu cliente e como ele a manifesta. Gosto de essa relação, respectivamente de “insatisfação primordial” e seus “sintomas”. 


Agora que você tem o seu mapa de empatia pronto, você poderá criar uma avatar, uma persona para o seu cliente. Entender para quem você se comunica é o início de toda estratégia de narrativa de marca.


Todos os insights gerados durante o processo podem ser utilizados de forma práticas, como:

  • Na criação de conteúdos para redes sociais

  • Elaboração de estratégias de marketing

  • Eventos da sua empresa

  • Ativações da sua marca

  • E muito mais!


Lembrete: comunicação não é o que você fala, é o que o outro entende. 

Como identificar arquétipos?

Os arquétipos são padrões comportamentais. Eles foram descobertos por Carl Jung, um psiquiatra e psicoterapeuta suíço, e são usados nas mais diversas áreas. O uso dos arquétipos no contexto das marcas foi proposto pelas autoras Margaret e Carol, no livro "O Herói e o Fora da lei".

ree


Hoje, esse estudo é essencial na área do marketing e comunicação. Por isso, deixei um resumo dos 12 arquétipos principais, para te ajudar a encontrar tanto o seu, quanto o do seu cliente:

ree

1) Inocente: inspira pureza, ingenuidade e otimismo.

2) Sábio: é um professor da vida, inspirando a aprendizagem e o pensamento crítico.

3) Herói: aquele escolhido para mudar o mundo e encarar desafios. 

4) O Fora da Lei (ou Rebelde): também conhecido como um anti-herói, esse arquétipo gosta de quebrar regras. 

5) Explorador: é um nômade, alguém que vive a liberdade de descobrir coisas novas e fugir da rotina entediante. 

6) Mago: ele transforma a realidade de uma forma intensa, misteriosa, e é claro, com muita magia.

7) Pessoa comum: esse arquétipo está completamente inserido na sociedade e é um amante da rotina.

8) Amante: envolvido pelo amor, o amante é ousado, íntimo e conquistador.

9) Bobo: é despreocupado, engraçado, divertido e alegre.

10) Prestativo (ou cuidador): ele gosta de servir e zelar pelas pessoas que ama.

11) Criador: engenhoso e criativo, ele dá início a projetos novos e inovadores.

12) Governante: é o líder nato, aquele que governa e possui um perfil mais controlador. 



Ficou com dúvidas na hora de escolher o seu ou o do seu cliente? Aqui vão algumas perguntinhas rápidas para te ajudar:


  • Qual o seu maior desejo?

  • Qual a sua principal meta? (não precisa ser algo tangível)

  • Qual o seu maior medo?

  • Quais são os seus dons? (valores, qualidades)

  • Qual sua principal motivação? (aquilo que te faz persistir)



O que é tom de voz?

Tudo o que foi falado até aqui serviu para te guiar a ele, o tom de voz da marca. Esse conceito diz respeito à personalidade que a sua marca possui na hora de se comunicar. O que ela vai comunicar? Como ela vai comunicar? Tudo isso é definido por ele, o tom de voz.

Esse direcionamento consiste em uma definição de linha criativa, uma série de “regrinhas” que define quais os melhores caminhos a serem seguidos, o que deve ser dito, o que não pode ser dito. Também entram as gírias, os sotaques e qual grau de formalidade sua marca irá se comunicar. Ela é a última peça chave para que você possa começar a escrever as narrativas de sua marca. Agora, é só botar no papel.

Ao definir esses pontos apresentados durante o artigo, você passa a ter em mãos um guia mais completo de gestão de marca. Isso facilita a execução, principalmente no treinamento do seu time operacional e na movimentação de equipe. Independente de quem está fazendo, o padrão se mantém.


Se sua marca fosse uma pessoa, como ela contaria a sua história?

ree

ATENÇÃO, EMPRESÁRIA!

Se você chegou até aqui, gostou do que leu e quer desenvolver ou reestruturar a narrativa da sua marca, chame a Cambuca! Acesse o link “Chora que eu te escuto” e receba uma proposta personalizada. Nada melhor do que uma consultoria especializada para te auxiliar nesse processo, certo? ;)


 
 
 

2 comentários


pig dan
pig dan
10 de jul.

Quer criar um avatar incrível para seus perfis de jogos ou redes sociais? Um criador de avatares com IA pode gerar imagens únicas e estilosas a partir de suas fotos. É super fácil e rápido.

Curtir

pig dan
pig dan
10 de jul.

Quer criar um avatar incrível para seus perfis de jogos ou redes sociais? Um criador de avatares com IA pode gerar imagens únicas e estilosas a partir de suas fotos. É super fácil e rápido.

Curtir
bottom of page